sobre o blog e o ep



Fiz um ep pra dar de presente pra amigos, ele não nasceu com a intenção de ser um trabalho profissional ou comercial, nasceu de uma ideia simples, queria oferecer algo em agradecimento a todas as pessoas que me apoiaram de alguma forma em 2011. Aproveitei a deixa e resolvi fazer desse ep uma homenagem a dois artistas que admiro muito, Tiê e Thiago Pethit.
O critério pra escolha do repertório foi simples, uma música de cada trabalho dos dois. A princípio parece fácil, mas pra mim que sou fã foi um pouco difícil.
Do “e.p. 1” da Tiê veio Gold Fish, faixa que até onde eu saiba não voltou a fazer parte de seu repertório depois dessa época. Do “Sweet Jardim” veio Aula de Francês, sei que a língua francesa faz parte do repertório de ambos, mas como não domino bem, achei que seria legal ter essa referência com uma música que eu pudesse brincar. Já do “A Coruja e o Coração” veio Hide and Seek, parceria dos dois que entrou no CD em português mas tem uma letra em inglês, faixa bônus lançada só na internet.
Do Pethit eu já sabia de início que iria cantar O último a saber, faixa do EP “Em outro lugar” que sempre foi uma das minhas preferidas e também não faz mais parte do repertório dele, até onde eu saiba. Do “Berlim, Texas” eu fiquei em dúvida com praticamente metade do CD, por fim optei por gravar Forasteiro, parceria dele com Helio Flanders, do Vanguart, e uma das minhas preferidas.
O nome do ep veio de outra parceria deles, a música Dois gravada pela Tiê no “Sweet Jardim”. A frase que aparece atrás da capa é da música Bonnie & Clyde, que pode ser encontrada no youtube, com os dois interpretando ela num show. E pra completar essas homenagens criei o blog “ep dois” pra postar curiosidades e histórias da carreira deles, como uma retrospectiva, vídeos, textos, matérias, fotos, enfim, um pouco do que sei e acompanhei deles.
O ep foi gravado em uma tarde, depois de vários contratempos. Após a gravação não houve retoques, apenas regulagem de volume, nenhum remendo foi feito, é um som bem cru, gravado como quando eu toco essas canções em casa. O uso apenas do ukulele veio pela minha paixão pelo instrumento, apesar de tocar ele há bem pouco tempo, a paixão pelo seu som é antiga, também posso considerar esse ep uma homenagem minha ao instrumento.
Enfim, não há pretensão alguma de ser nada mais do que meu muito obrigado a todos os que estão do meu lado.  E minha humilde homenagem a esses dois artistas que sempre me inspiram. Espero que gostem, e até a próxima!

Felipe Grilo
dezembro/2011