Tiê e Thiago Pethit

Tiê



   Tiê é neta de Vida Alves, atriz que protagonizou o primeiro beijo da TV brasileira, na também primeira novela nacional de TV, “Sua Vida me Pertence”, escrita e interpretada por Walter Forster. A cantora foi modelo da Ford Models, atuou em um comercial dirigido por Fernando Meireles e premiado em Cannes e cursou Relações Públicas, na FAAP. Estudou canto em Nova Iorque e foi dona de um brechó/ restaurante em São Paulo.

   Foi no Café Brechó que Tiê conheceu duas figuras importantes para sua carreira na música: Dudu Tsuda - tecladista das bandas Pato Fu, Jumbo Elektro, Cérebro Eletrônico, Trash Pour 4 e também das bandas da cantora Fernanda Takai e do cantor Junio Barreto - e o compositor Toquinho, com quem a cantora gravou sua primeira música e viajou por todo o Brasil e Europa em turnê.

   Em 2007 gravou um EP com quatro músicas, em parceria com Dudu Tsuda. Depois passou seis meses apenas compondo. Dessa fase Tiê traz parte das músicas de seu primeiro disco como “Chá Verde” e “A Bailarina e o Astronauta”. Em janeiro de 2008 começou a fazer shows solo, no Studio SP, e entrou para as listas de cantoras promissoras na imprensa.

  Em 2009 Tiê lançou seu primeiro álbum "Sweet Jardim", neste álbum ela canta e toca piano e violão, em dez faixas de autoria própria, gravadas ao vivo, ao estilo low-fi – antiga tendência resgatada por novos cantores/compositores folk do mundo todo. Sweet Jardim ainda conta com as participações especiais de Toquinho, Tatá Aeroplano, Gianni Dias, Tulipa Ruiz, Thiago Pethit e Nana Rizinni e com a concepção estética da estilista Rita Wainer, que também assina a capa.

  Em 2011 ela lançou "A Coruja e o Coração" pela Warner, o disco traz participações especiais de nomes como Jorge Drexler, Marcelo Jeneci e Hélio Flanders. Além de suas próprias composições, dessa vez dividas com mais parceiros como Ka, João Cavalcanti e Pedro Granato, o CD ainda traz as regravações dos amigos Tulipa Ruiz, com "Só sei dançar com você" e de Thiago Pethit, em "Mapa-Múndi", além de uma inusitada versão para a canção "Você não vale nada" de Dorgival Dantas, mais conhecida na regravação do grupo Aviões do Forró. A capa, também assinada por Rita Wainer, ganhou o prêmio de melhor capa no VMB desse ano.


Discografia:

2007 - E.P. 1
2009 - Sweet Jardim
2011 - A Coruja e o Coração


Thiago Pethit



  Com formação em artes cênicas, Pethit estudou  canto e composição de tangos em Buenos Aires. Essa transição de palcos, do teatro para a música, é definitiva para o desenho de seu estilo musical, que resgata elementos do universo do Vaudeville, termo originalmente usado para se referir a ‘light songs’, e do indie-pop. Da escuridão dos cabarés berlinenses pré-nazismo aos ensolarados Saloons Bar´s do Texas, o Vaudeville de Pethit cria sua cidade imaginária. Um lugar inventado no mundo, onde se apresentariam Kurt Weill e Tom Waits na mesma noite.

  Com o EP “Em Outro Lugar” (2008) e o single “Fuga No 1” (2009) lançados, Pethit foge de rimas elaboradas e termos rebuscados em suas letras, sempre com frases e palavras confessionais e diretas. Em seu novo trabalho, a construção musical acompanha o clima de simplicidade das letras, que podem ser em português, inglês ou francês, com performances acústicas, em que todos os instrumentos são tocados analogicamente pelos músicos no estúdio, sem interferências de bases eletrônicas. Ruídos dos instrumentos, pigarros e respirações foram registrados propositalmente pelos microfones no disco.

  Elogiado pela crítica e apontado por Caetano Veloso como destaque entre os nomes da atual música brasileira, Thiago Pethit já apresentou as canções de seu recém-lançado primeiro álbum, “Berlim, Texas”, em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro. O disco teve produção de Yury Kalil (integrante do Cidadão Instigado e co-produtor do disco “Uhuuu!”) e direção artística de Jackson Araujo, o disco traz onze faixas, todas de autoria de Pethit.

  O álbum conta com participações de Hélio Flanders (Vanguart), que faz dueto com Pethit na faixa “Forasteiro”, parceria da dupla; Marcelo Jeneci, no piano de “Não se Vá”; Regis Damasceno (Cidadão Instigado), no violão de aço em “Don’t Go Away”; e do coro dos Novos Paulistas (Tiê, Tulipa Ruiz, Tatá Aeroplano e Dudu Tsuda), em “White Hat”. A faixa “Sweet Funny Melody” traz Pethit no piano solo. Nas outras músicas, o cantor é acompanhado por Otávio Ortega (acordeom e piano), Pedro Penna (violão, ukulele), Naná Rizinni (bateria e percussão) e Pedro Falcão (bateria e percussão).


Discografia:

2008 - Em outro lugar (EP)
2010 - Berlim, Texas